Santa Maria sedia nesta terça 1ª COP da Região Central para debater mudanças climáticas e sustentabilidade

Santa Maria sedia nesta terça 1ª COP da Região Central para debater mudanças climáticas e sustentabilidade

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Câmara de Vereadores de Santa Maria será o palco da 1ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da Região Central do Rio Grande do Sul (COP Região Central RS). O evento acontece na próxima terça-feira (11), às 18h30min, em uma Sessão Extraordinária Especial aberta ao público. A proposta é reunir pesquisadores, gestores públicos e lideranças comunitárias para discutir soluções sustentáveis e estratégias regionais diante dos impactos das mudanças climáticas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Com o tema “Cidades (e a Universidade) em (Re)Construção – O Direito dos Desastres e o Futuro Climático Local”, a conferência contará com palestras das professoras Francielle Benini Tybusch e Nathalie Tissot Boiaski, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As exposições abordarão desde os desafios jurídicos relacionados a desastres ambientais até os efeitos regionais do aquecimento global e os caminhos para fortalecer políticas públicas de mitigação.


A iniciativa, que nasceu de uma proposta do vereador Prof. Luiz Fernando (PDT) em parceria com a UFSM, foi aprovada por unanimidade no Legislativo Municipal e consolida Santa Maria como pioneira regional no debate sobre sustentabilidade. A COP deverá ocorrer anualmente, acompanhando o calendário da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP/ONU).


Aberta à comunidade, a conferência busca integrar ciência, poder público e sociedade civil na construção de um plano regional de adaptação climática. Cada edição resultará em um relatório com recomendações e encaminhamentos destinados às câmaras de vereadores, prefeituras e órgãos legislativos estaduais e federais, consolidando o evento como um marco no enfrentamento coletivo da crise ambiental no centro do Estado.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça Eleitoral intensifica campanhas de biometria para evitar filas em maio Anterior

Justiça Eleitoral intensifica campanhas de biometria para evitar filas em maio

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação Próximo

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

Política